"Boas notícias" em outubro sobre 2.ª fase do hospital de Gaia - ministro Saúde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 30 set (Lusa) -- O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, prometeu hoje "boas notícias" sobre a segunda fase de obras de reabilitação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho para o próximo mês de outubro.

"São boas notícias que vamos com certeza partilhar numa cerimónia pública no próximo mês de outubro", afirmou o ministro Campos Fernandes, escusando-se a clarificar para não "tirar o efeito surpresa".

O governante, que falava à margem da cerimónia de lançamento da primeira pedra das novas instalações da nova Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho, contou ainda ter combinado "com o presidente da câmara [de Gaia] voltar cá [à cidade] em outubro".

A futura Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho deverá estar concluída no início de 2018 e terá um custo de 1,5 milhões de euros cofinanciados por fundos comunitários do programa 2020 sendo esta, para Campos Fernandes, uma "aplicação virtuosa do dinheiro".

"Não vale a pena iludir a questão que o país é pobre, será pobre durante muito tempo, tem dificuldades, não tem recursos infinitos. Então há que utilizá-los com muita inteligência, mesmo o dinheiro que vem da Europa", assinalou o ministro para quem "as autarquias fazem render muito mais o dinheiro".

No início de julho o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, garantiu que a segunda fase da reabilitação do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho é para avançar e que o modelo de financiamento da obra está "praticamente equacionado".

A 20 de maio, e durante a inauguração da 1.ª fase da reabilitação do Centro Hospitalar, o governante disse estarem a ser reunidas as condições "para definir o modelo de financiamento" da obra alvo de candidatura a fundos comunitários.

Na semana seguinte, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) anunciou a aprovação da candidatura a seis milhões de euros de fundos comunitários, destinados a assegurar a segunda fase das obras de reabilitação que incluem um novo serviço de urgência.

A primeira fase do novo edifício hospitalar, inserida no Plano de Reabilitação do CHVNG/E com três fases, teve um custo de 13 milhões de euros, sete milhões dos quais financiados por fundos comunitários.

A segunda fase está estimada em 16 milhões de euros, seis dos quais comparticipados por fundos comunitários, 5,3 milhões de capitais próprios do hospital e dois milhões de apoio da Câmara de Gaia.

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.