Corpos dos jornalistas franceses mortos no Mali chegaram a Paris

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 05 nov (Lusa) -- Os corpos dos dois jornalistas franceses da Rádio França Internacional assassinados no Mali chegaram a Paris, revelou a agência AFP citando uma fonte no aeroporto Charles de Gaulle.

O avião da Air France que transportava os corpos de Ghislaine Dupont, de 57 anos, e Claude Verlon, de 55, pouco depois das 07:00 locais (06:00 em Lisboa), sublinhou a fonte sob anonimato.

Os caixões com os corpos de Ghislaine Dupont e Claude Verlon foram carregados num voo da companhia Air France, que partiu cerca das 23:50 de segunda-feira (mesma hora de Portugal) do aeroporto de Bamako-Sénou, na presença do ministro maliano da Comunicação, Jean-Marie Sangaré, constatou a AFP.

Ghislaine Dupont e Claude Verlon foram assassinados no sábado, poucos minutos depois de terem sido sequestrados por um pequeno grupo de homens armados em Kidal, cidade a cerca de 1.500 quilómetros a nordeste de Bamako.

No domingo os corpos foram levados para Bamako por um avião militar francês.

O Presidente francês, François Hollande, informou na segunda-feira, em comunicado, que estaria hoje de manhã no aeroporto de Roissy, à chegada do avião contendo os corpos dos dois jornalistas.

O Mali homenageou na segunda-feira os dois profissionais. O Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, prometeu tudo fazer para encontrar os seus assassinos, em colaboração com a França.

JCS (FP) // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.