Venezuela condena espionagem dos EUA e mantém as relações "congeladas"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 05 nov (Lusa) - A Venezuela condenou as ações de espionagem dos Estados Unidos a membros do Governo venezuelano e anunciou que manterá "congeladas" as conversas para restaurar as relações diplomáticas bilaterais devido à ingerência norte-americana.

"É inaceitável que nos espiem, a nós e a qualquer Governo do mundo. Para nós não é uma surpresa, nós sabemos que é precisamente (a espionagem) parte dos problemas nas relações entre a Venezuela e os Estados Unidos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Elías Jaúa.

O ministro falava na Cidade de México durante uma conferência de imprensa após um encontro com o seu homólogo mexicano, António Meade, durante o qual ambos responsáveis chegaram a um acordo para que uma Comissão Binacional de Cooperação se reúna no primeiro trimestre de 2014 para avançar na cooperação comercial entre ambos países.

No último domingo o diário norte-americano New York Times, revelou que em 2007 a Venezuela fazia parte de uma seleta lista de "alvos permanentes" de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NAS) dos Estados Unidos.

Citando um relatório oficial compilado pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden, e cedido pelo diário britânico The Guardian, o New York Times, explicou que a NAS espiou também a China, Coreia do Norte, Iraque, Irão e Rússia.

Também que vigiava de perto "os milhares de milhões de dólares que a China emprestava à Venezuela, para sistemas de radares e de perfuração petrolífera", os empréstimos da "Rússia, para mísseis e aviões de combate" e do "Irão, para uma fábrica de aviões não tripulados".

Segundo o New York Times, os Estado Unidos espiaram ainda as contas de email do pessoal do Ministério das Finanças da Venezuela e das dez principais autoridades económicas da Venezuela.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.