Operadora de Fukushima adiou retirada de combustível para testar procedimentos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 05 nov (Lusa) -- A operadora da central nuclear de Fukushima adiou a primeira retirada de combustível atómico prevista para esta semana para fazer testes de segurança da operação, revelou um porta-voz da empresa à agência Efe.

A central de Fukushima, danificada no sismo e tsunami que assolou o nordeste do Japão a 11 de março de 2011, está a ser desmantelada e a retirada das barras de combustível traduzia um passo importante numa nova etapa do processo.

O porta-voz da Tepco, empresa gestora da central, explicou à agência Efe que será feito um ensaio de retirada do combustível apenas com duas barras que estão nas piscinas de arrefecimento e que serão transportadas para um outro edifício a cerca de 100 metros do local onde se encontram.

Após a conclusão dos testes, a Tepco pensa iniciar a operação entre 11 e 20 de novembro.

O reator número quatro da central estava desativado no momento do sismo e tsunami de 11 de março e que provocou danos nos reatores 1,2 e 3 que ficaram sem sistema de refrigeração.

Apesar de não estar em funcionamento, o tsunami deixou também sem energia a piscina onde estavam armazenadas 1.331 barras de combustível usado e outras 204 ainda por utilizar o que provocou uma explosão de hidrogénio no interior do edifício que danificou a estrutura.

O acidente de Fukushima, o pior acidente nuclear desde Chernobil em 1086, mantém mais de 52.000 pessoas afastadas de casa, afetou a pesca, pecuária e agricultura na região, além dos problemas ambientais devido às fugas radioativas.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.