Escolas secundárias de Cabo Verde com mandarim como língua opcional a partir de 2017/18

| País
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 11 out (Lusa) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje, em Macau, que as escolas secundárias vão passar a oferecer o mandarim como língua opcional a partir do ano letivo 2017/18.

"Iremos introduzir a partir do ano letivo 2017/18 o mandarim durante quatro anos de ensino no secundário", disse, no discurso que proferiu na abertura da V Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre os Países de Língua Portuguesa -- conhecido como Fórum Macau.

O anúncio surgiu no contexto das ambições de Cabo Verde, que deseja nomeadamente "estar no 'top 50' em termos de 'Higher Education and Training'" nos próximos dez anos, o que inclui o domínio de línguas.

José Ulisses Correia e Silva figura como um dos primeiros-ministros (além do da China, Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau) que a V Conferência Ministerial do Fórum -- que termina na quarta-feira -- fez convergir em Macau, constituindo a de "mais alto nível" de sempre.

Já Angola, Brasil e Timor-Leste estão representados por ministros.

A V Conferência Ministerial do Fórum Macau arrancou hoje tendo por base a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", com o foco apontado ao desenvolvimento, "de modo a promover as relações económicas e comerciais entre a China e os países de língua portuguesa".

"Uma Faixa, uma Rota" é a versão simplificada de "Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI", o projeto de investimento impulsionado pela China para reforçar a sua posição como centro comercial e financeiro da Ásia.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003.

No mesmo ano, criou o Fórum Macau, que tem um Secretariado Permanente e reúne ao nível ministerial de três em três anos.

São Tomé e Príncipe está excluído por manter relações diplomáticas com Taiwan.

DM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.