PSD/Porto quer ajudar a encontrar solução para o Bolhão em diálogo com comerciantes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 out (Lusa) -- O deputado social-democrata Paulo Rios afirmou hoje que o PSD quer fazer parte da solução para o mercado do Bolhão e garantir um desfecho "à moda do Porto" em diálogo com os comerciantes.

"Lamentavelmente, o nível de diálogo que é necessário para operar mudanças destas não foi suficiente. Estamos cá para ajudar porque queremos ser parte da solução, mas não é possível construir a cidade contra as pessoas. Determinámos agora mesmo fazer uma visita ao local e ver no local quais são os problemas e as soluções porque o PSD quer fazer desta solução e não quer fazer parte do problema", disse Paulo Rios no âmbito de uma reunião com a Associação de Comércio Tradicional do Bolhão "Bolha de Água".

Da parte dos comerciantes, o presidente da associação "Bolha de Água", Miguel Costa, afirmou à Lusa que a execução do projeto "poderia ser do agrado de todos se houvesse esta proximidade e este diálogo que não houve até agora", pelo que será entregue um abaixo-assinado na Câmara Municipal do Porto a realçar que há soluções alternativas ao centro comercial La Vie, como a praça D. João I.

No entanto, Miguel Costa reconheceu que ainda esta tarde, antes do encontro com o PSD, foram recebidos pelo vereador do Urbanismo, Manuel Correia Fernandes, o "que veio abrir uma janela de oportunidade no sentido de dizer que é possível alojar os comerciantes que não no La Vie".

Por seu lado, Paulo Rios declarou que o PSD não quer "uma solução à moda do PSD", mas sim "à moda do Porto", o que significa uma solução "com os comerciantes porque a riqueza, o que leva os turistas ao Bolhão, mais que o edificado, é a autenticidade de quem lá está".

Na Assembleia Municipal da semana passada, de acordo com o Jornal de Notícias, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, apelou a todos os partidos "para terminar com a ansiedade e a desconfiança" dos comerciantes do Bolhão em relação às obras.

Desde agosto que todos os comerciantes do Mercado do Bolhão estão a ser chamados "individualmente" pela Câmara Municipal do Porto para receber esclarecimentos "específicos" sobre a reabilitação daquele espaço, que apenas encerrará ao público em 2017.

As obras relacionadas com a recuperação do mercado centenário do centro do Porto começaram em julho, mas decorrem no exterior do espaço. O início da reabilitação do edifício está agendado para o primeiro trimestre de 2017, tal como a transferência dos lojistas para o centro comercial La Vie Porto, situado nas imediações.

"Os comerciantes têm vindo a ser contactados individualmente para reuniões com o Gabinete do Mercado do Bolhão porque entendemos que cada caso é um caso. Consideramos que esta é a melhor forma de dar a informação adequada a cada caso", esclareceu, em agosto, o adjunto do presidente da Câmara Municipal do Porto.

TDI (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.