Moradores do Bairro do Lagarteiro no Porto "revoltados" com corte de luz

| Norte
Porto Canal / Agências

Os moradores do bairro do Lagarteiro, no Porto, estão "revoltados e tristes" com o "aparato policial" que hoje envolveu o corte no fornecimento de eletricidade nos 13 blocos do complexo habitacional.

"Nós não somos nenhuns marginais nem delinquentes", afirmou Fernanda Gomes, presidente da Associação de Moradores do Lagarteiro segundo a qual elementos da EDP foram acompanhados ao bairro por várias carrinhas de intervenção policial, criando uma situação "pior do que uma rusga".

A moradora contou ainda que os cortes de eletricidade foram feitos nos 13 blocos do bairro, sem conseguir especificar o número de habitações afetadas.

Na origem dos cortes no fornecimento de eletricidade estão dívidas dos moradores à elétrica.

"As famílias em causa são pessoas que viram os seus rendimentos diminuir [e] mal têm dinheiro para a alimentação. Não têm como pagar (...) mas assumem a dívida que têm", contou a responsável.

Fernanda Gomes referiu que "o problema é a forma como a EDP está a exigir o primeiro pagamento", pedindo "logo 10% da dívida" que em algumas situações atinge os cinco mil euros.

Lamentou ainda que a associação não possa "fazer nada" a não ser "fazer força" para que as pessoas com dívida possam ver reduzida a primeira prestação do montante em falta.

Contactada pela Lusa, a Câmara do Porto disse que a situação não é da sua competência pelo que "não irá pronunciar-se sobre o assunto".

A Lusa tentou contactar a EDP mas tal não foi possível até ao momento.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.