Moradores do Bairro do Lagarteiro no Porto "revoltados" com corte de luz

| Norte
Porto Canal / Agências

Os moradores do bairro do Lagarteiro, no Porto, estão "revoltados e tristes" com o "aparato policial" que hoje envolveu o corte no fornecimento de eletricidade nos 13 blocos do complexo habitacional.

"Nós não somos nenhuns marginais nem delinquentes", afirmou Fernanda Gomes, presidente da Associação de Moradores do Lagarteiro segundo a qual elementos da EDP foram acompanhados ao bairro por várias carrinhas de intervenção policial, criando uma situação "pior do que uma rusga".

A moradora contou ainda que os cortes de eletricidade foram feitos nos 13 blocos do bairro, sem conseguir especificar o número de habitações afetadas.

Na origem dos cortes no fornecimento de eletricidade estão dívidas dos moradores à elétrica.

"As famílias em causa são pessoas que viram os seus rendimentos diminuir [e] mal têm dinheiro para a alimentação. Não têm como pagar (...) mas assumem a dívida que têm", contou a responsável.

Fernanda Gomes referiu que "o problema é a forma como a EDP está a exigir o primeiro pagamento", pedindo "logo 10% da dívida" que em algumas situações atinge os cinco mil euros.

Lamentou ainda que a associação não possa "fazer nada" a não ser "fazer força" para que as pessoas com dívida possam ver reduzida a primeira prestação do montante em falta.

Contactada pela Lusa, a Câmara do Porto disse que a situação não é da sua competência pelo que "não irá pronunciar-se sobre o assunto".

A Lusa tentou contactar a EDP mas tal não foi possível até ao momento.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).