Costa hoje em Bratislava para cimeira a 27 de reflexão sobre futuro da UE

| Política
Porto Canal com Lusa

Bratislava, 16 set (Lusa) -- O primeiro-ministro António Costa e 26 outros chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reúnem-se hoje em Bratislava, sem a britânica Theresa May, para refletir sobre o futuro da União a 27.

Numa cimeira informal marcada para a capital da Eslováquia na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia, os líderes europeus propõem-se iniciar "um processo de reflexão" sobre o futuro da EU.

Nesta reunião não está prevista a adoção de medidas concretas, até porque, sendo um encontro informal a 27, sem a delegação britânica, tecnicamente não se trata de um Conselho Europeu, pelo que do mesmo não podem resultar decisões vinculativas.

"Se [da cimeira] sair um calendário, já será mais do que o previsto", comentou na quarta-feira o porta-voz do governo alemão, referindo-se a uma ideia defendida pelo governo francês, que pretende que os 27 acordem um "roteiro" sobre os passos e reformas a seguir para dar um novo impulso à União, a atravessar um momento particularmente delicado, confrontada com uma inédita "deserção" de um Estado-membro e consequente receio de um efeito de contágio a outros países.

Na quarta-feira, no seu discurso sobre o "Estado da União", o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, garantiu perante o Parlamento Europeu que "a existência da UE não está ameaçada" pelo 'Brexit', mas reconheceu que há "fissuras e divisões" no seio da União e que exigem "medidas concretas" para evitar uma subida dos populismos.

Três temas incontornáveis nesta discussão, identificados pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nas suas consultas com as 27 capitais, serão a migração ilegal, o terrorismo e o impacto da globalização.

A cimeira de Bratislava, com início agendado para as 10:00 locais (09:00 de Lisboa) constituirá assim apenas o início de um processo de reflexão que deverá prolongar-se durante os próximos meses, estando já previsto um novo encontro informal dos 27 chefes de Estado e de Governo no início de 2017, em Malta, país que sucederá à Eslováquia na presidência rotativa do Conselho da UE.

O primeiro-ministro português seguirá de Bratislava para Viena, onde tem previsto um encontro no sábado de manhã com o chanceler austríaco, Christian Kern, antes de regressar a Lisboa.

ACC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".