Protestos: PCP destaca alargamento da frente social que exige fim do Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 1 jun (Lusa) - O PCP defendeu hoje que manifestações como o protesto europeu contra a austeridade mostram o alargamento da frente social que exige a demissão do Governo e uma política alternativa.

"A importância destes movimentos é precisamente dar uma expressão do que é o alargamento da amplíssima frente social que hoje exige pôr fim a este Governo, exige a demissão do Governo e pôr fim à sua política", afirmou o eurodeputado comunista e candidato à Câmara de Lisboa João Ferreira.

"Todas estas pessoas anseiam também não só pôr fim a este Governo e à sua política, mas também reclamar uma alternativa", salientou João Ferreira, que veio à manifestação integrado numa delegação do PCP em que também está o deputado Miguel Tiago.

Confrontado com a mobilização inferior de manifestantes face a outros protestos, João Ferreira disse "este não é o primeiro e certamente não será o último", enumerando vários protestos decorridos na semana passada, a começar pela manifestação em Belém, passando pelos protestos contra o encerramento de estações dos CTT.

"O PCP decidiu estar neste protesto, como em todos antes deste e nos que se certamente se seguirão que visam dar expressão ao sentimento de profunda indignação que percorre o país e à exigência de por fim tão rapidamente quanto possível a este Governo e à sua política", disse.

Além de Lisboa, dezenas de cidades portuguesas aderiram ao protesto europeu do movimento "Povos Unidos contra a 'troika'" convocado para hoje.

Realizada em 102 cidades europeias de 18 países, a manifestação visa contestar as políticas que se têm desenvolvido nos países onde a 'troika' do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional tem intervenção.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.