Bruxelas quer duplicar capacidade de 'Plano Juncker' para 630 mil ME

| Política
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 14 set (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, propôs hoje, em Estrasburgo, duplicar a duração e a capacidade do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

"Propomos hoje a duplicação da duração e da capacidade do nosso fundo de investimento", disse o chefe do executivo comunitário, fixando um objetivo de 630 mil milhões de euros até 2022, face aos 315 mil milhões previstos, em 2015, para três anos, no 'Plano Juncker'.

"O investimento significa empregos", salientou o presidente da Comissão Europeia, no discurso anula sobre o estado da União Europeia (UE), perante a sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Este instrumento visa financiar projetos viáveis que não se consigam aprovar nos fundos atuais, nem financiar pelo mercado.

IG // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".