Governo não vai aprovar qualquer projeto sobre cães e gatos garante ministra

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 out (Lusa) -- O Governo "não tem intenção de agendar e fazer aprovar" qualquer projeto sobre animais de companhia e que limite o número de cães que cada pessoa pode ter, garantiu hoje à Lusa a ministra da Agricultura.

"Não será lei tão cedo, o projeto tem uma preparação de sete anos até agora e neste momento a nossa avaliação é a de que não está nas nossas prioridades e portanto não temos a intenção de o agendar e fazer aprovar", disse a ministra à Lusa a propósito de notícias nos últimos dois dias que davam conta de que o Governo estava a preparar um novo código do animal de companhia.

Várias entidades criticaram o suposto projeto de lei que iria limitar a dois o número de cães por apartamento ou de quatro animais no total, exceto se existisse um quintal, mas hoje a ministra da Agricultura e do Mar garantiu que "não há razão para alarido e para alarme social em torno da matéria".

"Porque primeiro não há nenhuma lei aprovada e porque segundo há um projeto que não chegou à fase de validação política no seio do governo. E na verdade o nosso entendimento é o de que não estamos neste momento com uma prioridade nessa matéria que mereça de facto ir por diante", disse Assunção Cristas.

A ministra admitiu que há um documento a ser preparado há sete anos, "essencialmente técnico", e disse que o mesmo já levou a consultas e discussões com várias entidades, pelo que terá aparecido na imprensa, acabando por ser debatido.

Mas não é matéria "prioritária", disse Assunção Cristas, frisando que as prioridades do Ministério estão em matérias que têm a ver por exemplo com o crescimento económico e com fundos comunitários.

A ministra exemplificou com a notícia hoje divulgada de que na quinta-feira os agricultores vão receber 407 milhões de euros de fundos comunitários, da antecipação de ajudas diretas que deviam ser pagas apenas em dezembro (que envolvem mais de 300 mil agricultores).

"É para aí que está a nossa atenção e prioridade e não para projetos deste tipo", disse, referindo-se ao código dos animais de companhia.

FP // GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.