Passos diz que respeita voto contra do PS no orçamento retificativo

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 01 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que o PS está no seu direito de votar contra o Orçamento Retificativo e que respeita a decisão do maior partido da oposição.

"Eu respeito a posição que os partidos tomam, gostaria que a sua posição pudesse ser outa, mas respeito a posição do Partido Socialista", declarou hoje em Bragança, sublinhando que "não vale a pena estar a fazer aqui um grande caso à volta desta questão".

O secretário-geral do PS, António José Seguro, disse sexta-feira que irá votar contra o Orçamento Retificativo, considerando que este é "mais do mesmo" e que reflete "o resultado das políticas erradas".

O primeiro-ministro reagiu hoje ao anúncio do chumbo, referindo que regista a decisão do PS.

"O Partido Socialista votou contra o Orçamento do Estado para 2012, prometeu também chumbar o Orçamento Retificativo, está no seu direito", acrescentou.

Passos Coelho sublinhou que o Governo cumpre, com este Orçamento Retificativo, "uma obrigação que tem que é a de mostrar que é possível fechar as contas púbicas este ano respeitando os compromissos a que Portugal se obrigou com os seus financiadores".

O chefe do executivo afirmou ainda que quando fala em "consensos e entendimentos" com o maior partido da oposição está "a falar sobretudo de reformas que são importantes para o país e que se projetam para lá da vida dos governos de cada momento", como a reforma do Estado ou o acordo para o novo quadro financeiro plurianual que vai vigorar até 2020.

Questionado sobre notícias que dão conta de que será necessário um novo Orçamento Retificativo este ano, Passos Coelho respondeu que "não é uma forma construtiva, nem razoável de fazer a discussão do país.

"Eu primeiro vou tratar deste, espero que este resulte, claro que se houver necessidade, se a realidade impuser outro, ter-se-á de fazer outro, agora já estar a pensar no outro e ainda nem sequer aprovamos este, eu acho que cada coisa a seu tempo", declarou.

HFI // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.