Incêndios: PR avisa que vai estar atento às medidas para fazer face às consequências

| País
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avisou hoje que vai estar atento às medidas que venham a ser tomadas para fazer face às consequências dos incêndios florestais deste verão, admitindo que serão necessários apoios públicos.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita ao concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, um dos mais atingidos pelos incêndios florestais de agosto, o chefe de Estado admitiu que serão necessários apoios para a reflorestação de áreas ardidas nalguns casos, recuperação vegetal, abertura de caminhos e reconstituição de bens que foram danificados e lembrou que o primeiro-ministro, António Costa, agendou para outubro um Conselho de Ministros sobre o tema.

"Eu próprio acompanharei muito de perto para ter a certeza de que no pino do inverno ninguém se esquece do que aconteceu no verão", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República disse ainda que o apoio público "será devidamente calculado quando houver um distanciamento" [dos incêndios deste verão], esperando que esse apoio [chegue] aos que tiveram prejuízos com os incêndios "não demore muito tempo".

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que o país ainda está a viver um período "em que toda a precaução é pouca" face aos incêndios florestais que se podem estender até setembro ou outubro.

"O que importa é prevenir, e é possível retirar [lições] daquilo que aconteceu este ano, e que em alguns casos foi pior do que aconteceu em 2010 ou 2006 ou 2005. Retirar as lições e projetá-las para o futuro", defendeu.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.