Legislativas 2015

Nunca tantos reclusos requereram para exercer o seu direito do voto

Porto Canal - 14-09-2015 13:25:22

O número de requerimentos para participação no sufrágio para as legislativas de 4 de outubro, por parte dos reclusos portugueses, atinge valores históricos. Contudo, ainda não existem dados oficiais.

Nunca tantos reclusos requereram para exercer o seu direito do voto

Nesta segunda-feira termina o prazo para que os reclusos manifestem a sua intenção de voto aos serviços prisionais, o Jornal de Notícias (JN) avança que este ano o número de requirimentos atingirá um valor história, embora ainda não existam dados oficiais.

No Estabelecimento Prisional Regional de Braga, por exemplo, sabe-se que 98% dos reclusos manifestaram a sua intenção de voto. Apenas os reclusos estrangeiros, ficaram de fora desta percentagem.

Para Vítor Ilharco, da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, os motivos que permitem explicar este "fenónemo" têm que ver com o “facto de a população reclusa ter mudado completamente em 20 anos e ser muito mais letrada”, como explicou ao JN.

twitter facebook Google plus imprimir

+ notícias: Legislativas

PaF elege três deputados e PS um na votação no estrangeiro

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) conquistou hoje três dos quatro mandatos pelos círculos da Europa e fora da Europa nas eleições legislativas de quatro de outubro, enquanto o PS elegeu o restante.

Coligação PàF e PS partilham deputados na Europa

A coligação Portugal à Frente (PàF) e o PS partilham os dois deputados atribuídos pelo círculo da Europa, mas a lista conjunta PSD/CDS foi a mais votada, alcançando o melhor resultado desde 1991.

Passos diz que coligação PSD/CDS-PP procurará entendimentos com o PS no parlamento

O presidente dos sociais-democratas afirmou no domingo que a coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, procurará entendimentos com o PS no parlamento para fazer reformas como a da Segurança Social e irá ao encontro de todas as forças europeístas.