O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, dirigiu-se ao jovens qualificados que deixaram o nosso país, durante um jantar comício em Grovelas, aferindo que o país "está aqui de braços abertos" e que a presença deles é essencial para que o político possa "construir um futuro com segurança e confiança".
Durante o passado Domingo, num jantar comício em Grovelas, Ponte da Barca, António Costa dirigiu algumas declarações ao jovens qualificados que abandonaram o país para encontrar oportunidades no estrangeiro: "Eu sei que vocês não desistiram de Portugal, mas quero que também saibam que Portugal não desistiu de vocês, que Portugal não prescinde de vocês, Portugal não vos manda emigrar. Portugal está aqui de braços abertos, Portugal diz precisamos de vocês, voltem porque o pais precisa de construir um futuro com segurança e confiança".
Para o secretário-geral do PS, o surto de emigração de jovens que registou nos últimos tempos "é uma das piores heranças que este Governo deixa ao país". Lamentando ainda o facto destes jovens não terem encontrado uma outra alternativa se não "emigrar para encontrar trabalho digno e com a dignidade a que tinham direito", como firmou.
António Costa teceu críticas ao programa "Vem" - criado pelo PSD, dirigido ao regresso dos emigrantes - que surge "em ano de eleições"- : "É um programa extraordinário. (...) Quando chegar ao fim permitirá selecionar 20 jovens que terão oportunidade de receber 20 mil euros, cada um, para poder regressar a Portugal e reconstruir a sua vida em Portugal. (...) Num país que nos últimos quatro anos perdeu 350 mil pessoas, perdeu quase 200 mil jovens com quem é que eles estão a gozar a oferecerem um programa que se dirige a 20 pessoas", afirmou. Para o candidato socialista "não vale a pena a coligação de direita querer agora disfarçar que está arrependida de ter dito aos jovens para emigrar".