
CNE diz que eleitores que estejam em filas de espera às 19:00 devem votar
A Comissão Nacional de Eleições considera que devem ser admitidos os votos dos eleitores que se encontrem nas filas para votar às 19:00, hora de encerramento das urnas.
A Comissão Nacional de Eleições considera que devem ser admitidos os votos dos eleitores que se encontrem nas filas para votar às 19:00, hora de encerramento das urnas.
Os principais protagonistas da política portuguesa votaram até ao início da tarde de hoje, num ato eleitoral que regista uma afluência ligeiramente superior face às anteriores legislativas, à mesma hora.
Mais de quatro milhões de eleitores já tinham votado às 16:00 de hoje, o que representa 44,38% dos 9,6 milhões de eleitores inscritos, uma subida de 2,4 pontos percentuais, face às anteriores legislativas.
Mais de 9,6 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro são hoje chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sairá o novo Governo.
O ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, em prisão domiciliária no âmbito das investigações ao denominado 'Universo Espírito Santo', votou hoje pelas 08:10 na Escola Secundária de Cascais, acompanhado de escolta policial.
O presidente do CDS-PP defendeu hoje que os portugueses podem, nestas eleições legislativas, "fazer as suas escolhas com a liberdade recuperada e em consciência", já que a "situação muito difícil" do país, de há quatro anos, está ultrapassada.
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, votou hoje em Massamá, concelho de Sintra declarando-se "muito tranquilo" no dia de hoje e desejando que a abstenção seja contrariada apesar do mau tempo.
A mesa de voto na Escola da Erada, concelho da Covilhã, abriu às 09:15, depois de a GNR ter retirado, às 08:40, o cadeado que impedia o acesso ao local.
A população de Raimonda, em Paços de Ferreira (Porto) só pôde começar a votar hoje cerca das 10:00, altura em que se conseguiram ter os cadernos eleitorais imprimidos, e a situação está "totalmente normalizada", garantiram à Lusa fontes oficiais.
A CDU informou hoje que apresentou, na Comissão Nacional de Eleições, uma queixa contra a Câmara de Viseu, por esta ter retirado a propaganda da CDU e de outros partidos em diversos locais na véspera das eleições legislativas.
O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, apelou hoje para que haja "uma grande votação" nas eleições legislativas, considerando que há muito que a participação eleitoral não era tão importante para o futuro do país.
O secretário-geral comunista mostrou-se hoje "tranquilo e confiante" ao votar em Pirescôxe, arredores de Lisboa, congratulando-se com a campanha eleitoral de proximidade da Coligação Democrática Unitária (CDU), que inclui "Os Verdes" e cidadãos independentes.