O debate entre Passos Coelho e António Costa, desta quarta-feira à noite, entra na história da televisão portuguesa como o debate político mais visto de sempre. Contudo, as telenovelas das televisões privadas foram as grandes vencedoras da noite passada.
Na noite da passada quarta-feira, foi emitido o debate entre Passos Coelho e António Costa, um evento inédito na televisão portuguesa emitido em simultâneo pelos três canais. Os dados de audiência, fornecidos pela Growth from Knowledge (GfK) - medidora oficial de audiências televisivas em Portugal - demonstram que este debate foi o mais visto na história da televisão nacional.
A SIC reuniu a preferência dos portugueses, visto o canal obteve o maior número de audiência em relação às outras estações, durante a emissão do debate. A TVI conseguiu atrair 1 milhão e 237 mil telespectadores - menos três mil do que os reunidos pela SIC -, por sua vez, a RTP 1 conseguiu apenas reunir 822 mil pessoas.
Quando somado os valores da RTP 1, SIC, TVI e dos canais de informação por cabo - que também emitiram o frente a frente -, a audiência média total excede os 3,4 milhões de telespectadores, um valor histórico na televisão portuguesa.
Contudo, as emissões das novelas Mar Salgado e Coração d'Ouro da SIC e A Única Mulher da TVI, foram mais vistos que a emissão do debate se analisarmos as audiências de cada canal individualmente.
Apesar de ter sido o debate mais visto na história da televisão nacional, o Expresso online afirma que o debate não entra no top 10 de programas mais vistos de sempre na televisão portuguesa. O programa mais visto de sempre foi um episódio da novela Pedra Sobre Pedra, emitido há 22 anos atrás, que conseguiu reunir 4 milhões e 605 mil telespectadores para a televisão estatal.