Câmara de Gaia lamenta que portagens não tenham sido abolidas na A29

Câmara de Gaia lamenta que portagens não tenham sido abolidas na A29
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia lamentou esta segunda-feira que as portagens não tenham sido abolidas na Autoestrada 29 (A29) à semelhança do que aconteceu com outras SCUT desde 01 de janeiro.

“Num processo [abolição das portagens nas SCUT] que traz claro ganhos financeiros para as populações e que assume um claro fator de competitividade para as empresas, não podemos deixar de lamentar que neste processo a A29 tenha ficado fora, como era vontade do município e de todos os gaienses”, afirmou o vereador adjunto do presidente para a área das Finanças e pagamentos, Dário Silva, no início da reunião do executivo municipal.

Dizendo tratar-se de uma “clara situação de injustiça”, Dário Silva garantiu que a autarquia, liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, vai continuar a lutar até que seja abolida a SCUT na A29.

“Salientamos a nossa propriedade no assunto considerando que, desde há muito, a autarquia por mote próprio criou uma alternativa que permitiu que muitos milhares de gaienses tenham beneficiado da isenção do pagamento”, frisou.

A 01 de janeiro foram abolidas as portagens nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve conhecidas como SCUT, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.

As portagens foram abolidas na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 - Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

As vias com portagens Sem Custo para o Utilizador foram introduzidas em Portugal em 1997 quando era primeiro-ministro António Guterres. Na altura, os custos eram totalmente suportados pelo Estado.

Sob muita controvérsia, o modelo de financiamento destas vias mudou a partir de 2010, altura em que os custos das ex-SCUT passaram a ser pagos pelos utilizadores.

+ notícias: Norte

Hospital de Penafiel criou 28 camas no antigo arquivo para responder à gripe

O Hospital de Penafiel, atualmente com uma ocupação de 210%, transformou o antigo arquivo clínico numa área de internamento para 28 doentes, medida considerada de contingência para responder ao surto de gripe.

Movimento de Viana do Castelo reitera fim de portagens em toda a A28

O porta-voz de um movimento cívico de Viana do Castelo garantiu que irá continuar a reiterar o fim das portagens na autoestrada A28, congratulando-se com a eliminação de pagamento nos pórticos de Neiva e de Esposende (Braga).

Arranque do Braga25 junta Mariza, Iolanda e Dino d'Santiago com "prata da casa"

Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no dia 25 de janeiro, com um espetáculo multidisciplinar que junta instituições e coletivos do concelho e os artistas nacionais Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago, foi anunciado esta segunda-feira.