A Solidariedade está dentro de cada um de nós

No contexto de uma pandemia a nível mundial não podemos esquecer que o cancro continua a propagar-se como o Covid-19 e temos de dar o mérito a todos que trabalham para o bem dos doentes oncológicos.

Dados de 2016 revelam que em Portugal morreram cerca de 27.900 pessoas. O Cancro não é uma única doença, mas sim um vasto número de doenças diferentes que, até aos dias de hoje, ainda não se sabe a origem. Podem ser originados por vários fatores, genéticos e ambientais. O tratamento da https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/02/02/dados-do-cancro-em-portugal/maioria dos cancros consiste na utilização combinada de várias técnicas, desde a cirurgia, quimioterapia, hormonoterapia e radioterapia.

Na atualidade, a Sociedade Portuguesa de Oncologia lançou o Programa Nacional de Genética e Cancro (PROGO), para uniformizar a prática clínica do diagnóstico genético e garantir a universalidade dos cuidados a doentes e a portadores de síndromes hereditárias de cancro. (https://portocanal.sapo.pt/noticia/270024/)

Contudo, o tratamento de um cancro não passa só por tratamentos hospitalares. Num país onde cada vez mais se fala em solidariedade, é preciso que existam instituições que suportem e salvem a vida destes doentes oncológicos quer a nível financeiro, quer a nível psicológico, porque podemos estar gravemente doentes, mas se a cabeça e a mente não estiveram alinhadas e purificadas nada ficará resolvido.

A Solidariedade é entendida como um ato de bondade que tem como finalidade ajudar, acompanhar e até defender outra pessoa. É isso que a Associação de Apoio a Pessoas com Cancro tem como lema, prestar assistência e apoio a pessoas carentes portadoras de cancro, tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os utentes e, ainda auxiliar os doentes em diversos aspetos como o empréstimo de medicamentos hospitalares, camas articuladas, cadeiras de roda e até apoio alimentar.

É preciso que existam instituições que apoiem os doentes oncológicos quer a nível financeiro e psicológico e, a AAPC trabalha para esses pontos, ou seja, é através de terapias ocupacionais, acompanhamento psicológico, Yoga, Reiki, terapia com cavalos e até aulas de dança que esta associação trabalha para uma melhor qualidade de vida do doente oncológico.

Além disso, a AAPC fornece um apoio alimentar a todos os utentes da associação. Este apoio alimentar consiste na distribuição de alimentos de primeira necessidade a todas as famílias que peçam ajuda. A AAPC confirma que cada vez mais têm pedidos de auxílio e, com a pandemia tudo se agravou, contudo unem forças de todos os lados, através de por exemplo donativos e, contam com uma taxa de resposta a 100%. A Associação disponibiliza duas formas que pode contribuir para a causa:

IBAN:
PT50 0010 00003558 1190 0017 8 (BPI)
PT50 0007 0000 0043 2342 7752 3 (NB)

No contexto da solidariedade, é importante referir que um dos pontos fortes da associação é que se disponibiliza a atuar com utentes de todos os hospitais, tornando-se solidário a todos que pedem auxílio.

sobre o Porto Canal contactos política de privacidade
© 2025 Porto Canal - todos os direitos reservados.