Viana vai ter custos de água menores para quem ajudou a combater fogos

Viana vai ter custos de água menores para quem ajudou a combater fogos
| Norte
Porto Canal (AYQ) com Lusa

Os habitantes do concelho que ajudaram a combater os incêndios florestais da semana passada, em Viana do castelo, vão ter ajuda dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC). Os serviços anunciaram esta quinta-feira que vão "minimizar" os custos provocados pelo consumo de água.

Trata-se de uma "medida excecional" tendo em conta "que muitos consumidores disponibilizaram água para combate aos incêndios, apoiando os bombeiros”, sublinharam os SMSBVC em comunicado.

A medida será concretizada depois de "apurado o número de consumidores" que prestaram auxílio no combate ao fogo através do fornecimento de água, e de "avaliados os consumos de água desses consumidores, em igual período do ano passado”, a articular com as Juntas de Freguesia mais afetadas pelas chamas.

Os números avançados, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, avançam que os últimos incêndios consumiram "cerca de seis mil hectares de floresta, 30% da área florestal do concelho".

+ notícias: Norte

Nesta escola de Gaia luta-se por um recreio com menos telemóveis

A Escola Básica Dr. Costa Matos, em Gaia, está a transformar o recreio num tabuleiro à escala real, com o objetivo de, através da pintura de jogos tracionais no pavimento, promover atividades coletivas e reduzir o uso do telemóvel.

Mulher atropelada na berma da estrada em Penafiel

Uma mulher com cerca de 50 anos sofreu ferimentos graves, após ter sido atropelada por um veículo ligeiro, enquanto seguia na berma do passeio na Avenida de Recezinhos, na freguesia de São Martinho, em Penafiel, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários daquele concelho do Tâmega e Sousa.

Gaia como nunca a viu. Viaduto oferece nova vista para a cidade

Os ensaios no troço de extensão da Linha Amarela do metro, entre Santo Ovídio e Vila D’este, em Gaia, prosseguem a bom ritmo para que a operação arranque em junho.