Região dos Vinhos Verdes alerta viticultores que podem recorrer a seguro
Porto Canal com Lusa
Porto, 11 ago (Lusa) -- A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) lembrou hoje que os viticultores afetados por incêndios podem recorrer a um seguro próprio junto dos serviços daquela entidade.
Em comunicado, a CVRVV recordou que "disponibiliza um seguro de colheitas que, anualmente, garante uma cobertura eficaz da produção a mais de 15 mil viticultores", abrangendo sete tipos de risco, entre os quais os incêndios.
"Os viticultores da Região dos Vinhos Verdes que se deparem com uma situação de fogo - que destrua a totalidade ou uma parte da produção - podem apresentar a participação de sinistro junto dos serviços da CVRVV ou numa das 45 delegações concelhias", acrescentou o mesmo documento.
Depois de avaliado o pedido, "a situação é regularizada", com a CVRVV a declarar ser a única do país "a disponibilizar um seguro de colheitas abrangente e que assegura a proteção dos viticultores".
Mais de 2.400 operacionais combatiam, às 17:30 de hoje, 15 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que na Madeira vários focos de incêndio continuam a mobilizar as autoridades.
No continente, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) considerava como "ocorrências importantes", na sua página, às 17:30, 15 incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Anadia, Arouca, Vila Nova de Cerveira, Arcos de Valdevez, Vieira do Minho, Caminha, Viseu, Castelo de Paiva, Paredes, Resende, Vila Nova de Famalicão, Montalegre, Santa Comba Dão e Ourém.
TDI (LZP/DZS) // MSP
Lusa/Fim