União Europeia solidária com Portugal garante apoio no combate aos fogos

| País
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 10 ago (Lusa) -- Bruxelas está solidária com Portugal e mantém-se em contacto permanente com as autoridades nacionais dos vários Estados-membros que participam no mecanismo europeu de proteção civil para coordenar o combate aos incêndios, segundo um comunicado da Comissão Europeia.

"Em resposta imediata ao pedido de ajuda" do Governo português, a União Europeia mobilizou, através do mecanismo de proteção civil, um avião Canadair gerido por Itália, que se juntou a outros dois aviões mobilizados por Espanha.

"A União Europeia está solidária com Portugal na ajuda ao combate aos fogos que lavram no país [...]. Os nossos pensamentos estão com todos os que foram afetados e com os bombeiros que estão a dar o seu melhor para combater os incêndios", sublinha o comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides.

O Centro de Coordenação de Respostas de Emergência da Comissão Europeia, que está a monitorizar ativamente os fogos florestais, está em contacto com as autoridades de proteção civil dos países que participam no mecanismo.

O mecanismo europeu de proteção civil é uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados-membros da União Europeia que permite que outros peçam ajuda em caso de necessidade - incêndios, cheias, sismos, entre outros.

Mais de 1.700 operacionais estavam hoje, às 12:30, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, vários desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.

Cento e vinte operacionais do continente português e outros 30 dos Açores foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

RCR (CC) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.