‘Fumo intenso’ obriga ao corte da A28 em Caminha

‘Fumo intenso’ obriga ao corte da A28 em Caminha
| Norte
Porto Canal (IYM)

O fumo intenso que se faz sentir no concelho de Caminha levou ao corte da autoestrada A28 nos dois sentidos, esta terça-feira, às 19h30. Apesar de o incêndio estar em fase de rescaldo e vigilância, não se prevê ainda a hora de reabertura da estrada.

O fogo que esteve ativo em Riba de Âncora, desde as 17 horas de terça-feira, obrigou ao corte da autoestrada A28, no concelho de Caminha. Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caminha, Luís Saraiva, a decisão do corte da autoestrada deu-se pelas 19h30 por causa do “fumo e vento intenso” que dificultava a visibilidade das vias “e colocava em risco os condutores”.

O Comandante disse ao Porto Canal que o incêndio, esta terça-feira, tinha três frentes ativas, com uma extensão de cerca de oito a dez quilómetros. Contudo, por volta das 5h00 de quarta-feira, o incêndio foi dominado e encontra-se em fase de rescaldo.

No local estão ainda 35 operacionais auxiliados por quatro viaturas. Luís Saraiva explicou que é "fundamental fazer a vigilância dos pontos quentes, das zonas de rescaldo e de algumas habitações perto do local".

Ainda não há previsão para que o trânsito volte a circular com normalidade. Para facilitar a circulação dos automobilistas, as viaturas estão a ser desviadas para estradas alternativas.

Através de um comunicado, a GNR aconselha a que os cidadãos se abstenham de praticar atividades de risco, como a realização de fogo junto a áreas florestais e pede também que evitem colocar veículos nas vias utilizadas pelas viaturas de socorro, para não prejudicar o acesso aos locais de combate às chamas.

+ notícias: Norte

STCP prolonga linha 905 em Vila Nova de Gaia

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai prolongar, a partir de segunda-feira, a linha 905 que liga a Trindade, no Porto, a Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia.

Arranque da unidade de consumo móvel do Porto adiado para janeiro de 2025

A sala de consumo móvel do Porto afinal só deverá arrancar em meados de janeiro de 2025 depois de, numa reunião, as entidades de saúde e o município terem reconhecido a necessidade de se ajustar a resposta do programa.

Falsa ameaça de bomba levou a evacuação de empresa em Vila Nova de Gaia

Uma empresa em Serzedo, concelho de Vila Nova de Gaia, foi hoje evacuada devido a uma ameaça de bomba, que se revelou falsa após intervenção dos meios especializados, adiantaram à Lusa fontes policiais.