Ferido mais grave do naufrágio na Figueira está estabilizado e será transferido para Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 25 out (Lusa) - O ferido mais grave do naufrágio hoje ocorrido na Figueira da Foz está estabilizado e vai ser transferido em breve para os Hospitais da Universidade de Coimbra, disse fonte hospitalar.

Luís Santos, 48 anos, pescador da embarcação "Jesus dos Navegantes", da Póvoa de Varzim, foi um dos cinco resgatados hoje no mar da Figueira da Foz e deu entrada no hospital em paragem cardiorrespiratória, devido a uma situação de afogamento, mas foi reanimado e estabilizado.

"Diria que tem uma esperança de 60% a 70% de se salvar", disse aos jornalistas Manuel Gameiro, diretor do Serviço de Urgência do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Já os restantes quatro resgatados - Francisco Fortunato, 40 anos, mestre da embarcação naufragada, Eurico João, 26, Francisco Ferreira, 31, e António Reijão, 41 anos, que, segundo Manuel Gameiro, faz anos hoje - estão bem e já têm alta clínica.

"Estão à espera dos familiares que vão chegar para os vir buscar", indicou o médico.

De acordo com Manuel Gameiro, a caminho da Figueira da Foz está uma equipa de psicólogos do Instituto nacional de Emergência Médica (INEM) para dar eventual apoio aos familiares das vítimas, nomeadamente dos três pescadores que continuam desaparecidos.

As buscas pelos três desaparecidos - José, Serafim e Joaquim, de acordo com fonte hospitalar - decorreram até ao início da noite de hoje, nomeadamente através de um helicóptero da Força Aérea, equipado com um foco de luz na dianteira, que operou na zona do naufrágio até às 20:30.

JLS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.