Um dos pescadores do naufrágio da Figueira está "muito instável"

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 25 out (Lusa) -- Um dos pescadores que seguia na embarcação que hoje naufragou à saída da barra da Figueira da Foz foi reanimado, mas está "muito instável", disse fonte hospitalar pelas 19:50.

Manuel Gameiro, diretor do serviço de urgência do Hospital Distrital da Figueira da Foz, disse que o pescador nesta situação tem 48 anos e é da Póvoa de Varzim, tal como os outros quatro resgatados com vida.

"Conseguiram reanimá-lo, mas o estado de saúde é muito instável. Os outros quatro, com idades que não ultrapassam os 40 anos, estão bem e já tomaram banho. Devem ter alta dentro de pouco tempo", disse.

Cinco pessoas foram resgatadas com vida pelo salva-vidas da Marinha e há três pescadores desaparecidos na sequência do naufrágio de hoje na Figueira da Foz, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Marítima.

Uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou à saída da barra da Figueira da Foz, disseram à agência Lusa testemunhas no local.

A maré está a encher neste final de tarde e a preia-mar regista-se por volta das 20:00.

O mar, como constatou a Lusa no local, está agitado, com vagas muito grandes.

José Paiva, que estava a pescar num dos molhes interiores do rio, "por volta das 17:15", disse que a embarcação esteve algum tempo a tentar sair da barra e que depois viu o "poveiro" (tipo de embarcação) levantar e desaparecer no mar.

Em cima do molhe sul estavam, às 17:30, três ambulâncias, uma viatura médica do hospital da Figueira da Foz e meios da Polícia Marítima e da GNR.

"Jesus dos Navegantes" é o nome do barco.

"Iam dois barcos a sair e a vaga bateu num deles e virou-o", disse também à Lusa Mário Gomes, outro pescador no local.

Um surfista presente no local contou à Lusa que o barco subiu uma onda de três metros, rodou e bateu no mar já virado.

Um helicóptero da Força Aérea reforçou a partir das 19:00 as buscas aos três desaparecidos de um naufrágio hoje ocorrido à saída da barra da Figueira da Foz.

O helicóptero, com um foco de luz na dianteira, está a efetuar círculos lentos - às vezes paira sobre certas zonas -entre a zona do naufrágio e a praia do Cabedelo, anexa ao molhe sul.

Além deste novo meio, estão também envolvidos nas buscas um salva-vidas da Marinha e diversos meios terrestres.

JLS/SSS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.