Hospital de Vila Nova de Gaia lidera o ranking de excelência clínica

Hospital de Vila Nova de Gaia lidera o ranking de excelência clínica
| Norte
Porto Canal (IYM)

A Entidade Reguladora da Saúde avaliou 160 unidades de saúde, públicas e privadas, e mais de metade obteve classificação de excelência clínica. O Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, é o líder do ranking.

O Hospital Eduardo Santos Silva, que faz parte do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, lidera na área de excelência clínica. De acordo com a avaliação semestral do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), é a única unidade que obteve distinção em 16 especialidades estudadas. O Presidente Administrativo do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Silvério Cordeiro, disse ao CM que a distinção se deve “ao cumprimento dos critérios considerados essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade”. O dirigente destacou ainda que “melhorar é um desafio constante”, uma vez que no ano de 2015 o mesmo centro hospitalar obteve classificação de excelência em 14 especialidades estudadas.

No ranking dos 20 melhores apontado pelo CM, também com excelência clínica e a cumprir os critérios de 14 especialidades, seguem-se os hospitais de Braga e Viseu. Na região Norte constam ainda na tabela o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos; o Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães; o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo; o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira; o Hospital Geral de Santo António, no Porto; E, por último, o Hospital CUF do Porto. Estas unidades hospitalares cumprem os critérios entre 13 e 10 especialidades estudadas com excelência.

Em análise estiveram procedimentos e/ou diagnósticos no contexto das seguintes áreas: Acidente Vascular Cerebral, Cirurgia Cardíaca (Valvular e de Revascularização do Miocárdio), Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia do Cólon, Cirurgia Vascular de Revascularização Arterial, Enfarte Agudo do Miocárdio, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia (Artoplastias da Anca e do Joelho e Tratamento Cirúrgico da Fratura do Fémur), Pediatria (Cuidados Neonatais e Pneumonia) e Unidades de Cuidados Intensivos, Avaliação da Dor Aguda e Tromboembolismo Venoso.

No total foram 106 os hospitais que conseguiram a estrela de excelência. No entanto, 15 recusaram-se a ser avaliados pelo SINAS, nomeadamente o Hospital São João, no Porto.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.