Ministra das Finanças ouvida pela terceira vez a 28 de Novembro na Comissão Parlamentar de Inquérito das swap

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 out (Lusa) - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai ser ouvida pela terceira vez na Comissão Parlamentar de Inquérito que está a analisar a contratação de contratos de gestão de risco financeiro ('swap') no dia 28 de novembro.

A data da audição da ministra das Finanças foi acordada esta quarta-feira quando Maria Luís Albuquerque veio ao parlamento para apresentar na comissão de orçamento, finanças e administração pública a proposta de Orçamento do Estado para 2014.

Esta será a terceira vez que a governante será ouvida na comissão. A primeira foi a 25 de junho, então ainda como secretária de Estado do Tesouro, quando inaugurou as audições desta comissão de inquérito como membro do Governo com a tutela do Setor Empresarial do Estado.

Maria Luís Albuquerque voltou à comissão a 30 de julho, já como ministra das Finanças, para esclarecer alegadas incongruências nas suas afirmações sobre o conhecimento que tinha dos problemas com este tipo de contratos e a informação que disse ter à data da sua entrada no Governo.

O Partido Socialista (PS) e o Bloco de Esquerda (BE) exigiram na altura a presença da ministra para explicar, em particular, uma troca de emails que ficou conhecida com o ex-diretor-geral do Tesouro e Finanças, Pedro Felício, onde este lhe enviava listas de contratos problemáticos, com os seus valores de mercado e onde já alertava para problemas nas empresas públicas com estes contratos.

A 28 de novembro, a ministra das Finanças voltará à comissão para presumivelmente fechar os trabalhos no Parlamento.

NM/(IM)// VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.