Guarda diz que redução nas portagens ficou "muito aquém das expectativas"

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 20 jul (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Guarda disse hoje à agência Lusa que a redução de 15% nas portagens nas duas autoestradas da região - A23 e A25 - é "uma coisa simbólica" e ficou "muito aquém das expectativas".

"É uma coisa simbólica. É melhor pagar 17 euros de Torres Novas até à Guarda [autoestrada A23] do que 20, mas é pouco mais do que simbólico", justificou o autarca da Guarda (PSD/CDS-PP).

O Governo anunciou hoje a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 01 de agosto, em algumas autoestradas, vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve.

O Governo aponta critérios de convergência económica e coesão territorial para justificar os descontos nas portagens nas autoestradas A23 Torres Novas - Guarda, A22 (Lagos - Vila Real de Santo António) e A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves.

Os descontos estendem-se à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço daquela via entre Matosinhos (Porto) e Amarante. Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto, esclarece o Governo.

Abrangida é também a A25 entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, mas não no troço inicial, que liga Aveiro a Albergaria-a-Velha.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda lembrou à Lusa que nas últimas eleições legislativas os dois principais candidatos a primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho (PSD) e António Costa (PS), "garantiram que iriam reduzir o preço das portagens" nas antigas Scut (vias sem custos para o utilizador), indicando que o primeiro-ministro em exercício "cumpriu" a promessa.

No entanto, assinala que "ninguém deixa de reconhecer que a redução [de 15% nas autoestradas A23 e A25] ficou muito aquém das expectativas".

"Cumpriu-se, mas é manifestamente pouco", reforçou, lembrando que, "como diz o povo 'é melhor do que nada'".

A decisão hoje anunciada pelo Governo socialista - apontou o autarca social-democrata -, ficou "muito aquém das expectativas e do que a economia esperava".

Como sempre foi defendido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a esperança era "uma redução para metade, atendendo, desde logo, à penalização" de que a região foi alvo "nestes anos", concluiu Álvaro Amaro.

ASR (CYC) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.