Movimento "Que se lixe a troika" espera "grande manifestação" no Sábado

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 out (Lusa) -- O movimento "Que se lixe a troika" espera, no sábado, uma "grande manifestação" a percorrer as ruas de várias cidades do país, numa altura em que está a ser discutido "um desastroso" Orçamento do Estado para 2014.

Treze cidades portuguesas já confirmaram que vão aderir, no sábado à tarde, à manifestação "Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!", num protesto para pedir "a demissão do Governo" e "a expulsão da troika" do país.

A manifestação pretende demonstrar, "mais uma vez", que os portugueses "não estão de acordo com a intervenção da troika, com as medidas adaptadas pelo Governo e com o Orçamento de Estado (OE) para 2014", disse à agência Lusa Joana Campos, uma das promotoras do protesto.

A manifestação, que em Lisboa começa no Rossio e termina na Assembleia da República, coincide com a discussão do OE para o próximo ano e pouco tempo depois da presença em Portugal dos elementos em representação da União Europeia, Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional (troika), adiantou.

Joana Campos considerou o OE para 2014 "desastroso", referindo que representa "um aumento real do desemprego, aumento brutal dos impostos e subida da despesa pública".

Os promotores do protesto esperam "uma grande manifestação", tendo em conta que a convocatória foi aberta ao público e já foi subscrita por mais de 900 pessoas de todos os setores da sociedade portuguesa, além dos vários vídeos de apoio feitos por personalidades públicas de diferentes áreas, da política à cultura.

No final da manifestação, junto à Assembleia da República, em Lisboa, vão ser feitas várias intervenções políticas e culturais.

Para tal, os organizadores querem ocupar a escadaria da Assembleia da República, mas ainda não têm autorização da Polícia.

O movimento "Que se lixe a troika" organizou as manifestações de 15 de setembro de 2012 e 02 de março deste ano.

CMP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.