Deslizamentos de terras e quedas de muros em Arcos de Valdevez devido a mau tempo

Deslizamentos de terras e quedas de muros em Arcos de Valdevez devido a mau tempo
| Norte
Porto Canal

O mau tempo já provocou mais de uma dezena de ocorrências em várias freguesias de Arcos de Valdevez, como quedas de muros e deslizamentos de terras, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

"Temos pessoal no terreno em operações de contenção, reparação e sinalização, mas não há registo de prejuízos de maior para privados. Estamos a falar de quedas de muros, deslizamentos de terras e alguns pontões afetados", explicou João Esteves.

Segundo o autarca, a situação é fruto do mau tempo dos últimos dois dias e provocou mais de uma dezena de casos de maior gravidade. "São prejuízos sobretudo em equipamentos públicos, como estradas e outras estruturas, que estamos a tentar resolver de forma a libertar as vias afetadas", acrescentou.

Segundo fonte da autarquia, a "elevada precipitação" verificada nos últimos dias tem vindo a provocar, também, o deslizamento de material rochoso em diversos locais do concelho, provocando o "condicionamento das vias de comunicação".

As freguesias de Vale, Ermelo e Soajo são as mais afetadas no concelho, precisou a fonte.

"Equipas municipais encontram-se a trabalhar no terreno para conseguirem desimpedir, o mais breve possível, as vias condicionadas", garante a autarquia de Arcos de Valdevez.

Acrescentou que "para fazer face às ocorrências" encontra-se no terreno a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil e as equipas da Divisão Obras Municipais e Conservação do Património.

"No entanto, dado o elevado número de ocorrências, algumas das quais com gravidade, foi solicitado o apoio a empresas privadas", explicou ainda a Câmara.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê o agravamento das condições meteorológicas durante o dia de hoje.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.