Varandas do centro histórico de Vila Real são palco para concerto no dia 27

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 19 jul (Lusa) -- As varandas do centro histórico de Vila Real vão servir de palco, no dia 27, para um concerto integrado no projeto "Mátria - uma ópera para o Douro", anunciou hoje a organização.

A iniciativa "Banda à varanda" vai distribuir os músicos por diferentes varandas dos edifícios do Largo da Capela Nova, na cidade de Vila Real, e lançar o desafio de "pôr toda a gente a olhar para cima".

Os promotores da iniciativa explicaram hoje, em comunicado, que a performance se inspira no universo mais tradicional das bandas filarmónicas mas projeta-se para novas sonoridades.

A música foi escrita por dois jovens compositores, nomeadamente Ângela da Ponte, com doutoramento em Composição pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e Fábio Videira, que está a concluir o mestrado, também em Composição, no Real Conservatório de Antuérpia, na Bélgica.

Os dois músicos dizem que este concerto é "um desafio sonoro em construção e que vai exigir do público recetividade e espírito criativo para entrar no ambiente sonoro".

"Banda à Varanda" conta com a participação de músicos das bandas de Mateus, Portela, São Mamede de Ribatua e da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Os moradores e comerciantes do Largo da Capela Nova cederam as suas varandas para a realização do evento.

Este concerto faz parte da programação de Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 e está integrado no projeto Mátria, que tem como objetivo principal a criação de uma ópera baseada na obra de Miguel Torga.

O projeto é coordenado por Eduarda Freitas, também autora do libreto, e tem como entidade promotora a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Para o vice-reitor Artur Cristóvão, "o Mátria é um projeto de território, que se constrói com o envolvimento ativo dos atores culturais da comunidade".

"Com a iniciativa 'Banda à Varanda' mostra-se e promove-se um importante recurso cultural desta região, as suas bandas de música. Assim se faz cultura e se anima o território", salientou o responsável.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Despiste provoca um ferido grave na Senhora da Hora, em Matosinhos

Um despiste na madrugada desta quarta-feira provocou um ferido grave na Senhora da Hora, em Matosinhos. Ao que apurou o Porto Canal, o carro acabou por galgar o muro de um prédio junto ao Centro Comercial de Londres, ficando completamente destruído. O condutor terá ficado encarcerado na viatura e, para já, ainda não são conhecidas as causas do acidente.

FC Porto: As primeiras palavras de David Carmo de Dragão ao peito

Está apresentada a primeira aquisição do FC Porto para a temporada 2022/23. David Carmo nasceu em Aveiro há 22 anos, tem 1,96 metros de altura e é um dos jovens intenrnacionais portugueses mais promissores da atualidade. Com passagens pelos escalões de formação do Beira-Mar, Estarreja, Benfica, Anadia e Sanjoanense antes de se fixar no SC Braga, o defesa sagrou-se Campeão Europeu de Sub-19 enquanto titular da seleção nacional em 2018 e, três anos depois, ergueu a Taça de Portugal com a camisola dos arsenalistas.

PSP detém 14 pessoas em operação sobre material furtado no Grande Porto

A PSP deteve hoje 14 pessoas e apreendeu "alguns milhares de peças de vestuário" numa operação sobre material "furtado" que decorre "desde o início desta manhã" no Grande Porto, indicou fonte do Comando Metropolitano do Porto.