Turquia: ANA cancelada quatro voos de ligação de e para Istambul
Porto Canal com Lusa
Quatro voos da companhia aérea Turkish Airlines que ligam Portugal a Istambul foram hoje cancelados, de e para os aeroportos de Lisboa e do Porto, segundo a página de internet da ANA-Aeroportos de Portugal.
No que diz respeito ao aeroporto de Lisboa, foi cancelado um voo com origem na capital portuguesa para a cidade turca que partia às 15:45. Cancelado foi ainda um outro voo de Istambul que deveria chegar a Lisboa às 14:50.
Quanto ao Porto, já não vai realizar-se o voo das 15:35 para o Aeroporto Internacional de Atatürk, assim como foi cancelado o voo que deveria chegar à cidade invicta às 14:35.
Também foram cancelados vários voos de ligação da Turquia a Espanha, Rússia e Alemanha.
Pelo menos 20 dos 29 voos previstos para hoje entre Espanha e Turquia foram cancelados.
Por sua vez, a Rússia suspendeu provisoriamente os voos de hoje para a Turquia, um dos principais destinos turísticos dos russos desde há vários anos, sendo que a suspensão temporária dos voos regulares afeta ambas as companhias, russas e turcas, mas não os voos a partir da Turquia.
Já a companhia aérea alemã Lufthansa também já cancelou oito de seus dez voos regulares no período da tarde entre os dois países.
A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".
O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao regime de Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.
De acordo com a agência espanhola EFE, o primeiro-ministro turco adiantou que apenas 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas do país, que apontavam para 104 mortes de militares revoltosos, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.