Sindicato proibido de reunir com trabalhadores no Hospital da Luz, em Guimarães

Sindicato proibido de reunir com trabalhadores no Hospital da Luz, em Guimarães
google
| Norte
Porto Canal (AYB)

Os trabalhadores do Hospital da Luz de Guimarães foram proíbidos de reunir com o sindicato pelo grupo Luz Saúde, esta quinta-feira, às 15h, no edifíco hospitalar.

Em comunicado, o sindicato adiantou que a empresa proibiu a reunião de trabalhadores sem qualquer justificação válida, no entanto em declarações ao Porto Canal, Francisco Figueiredo, afirma que a empresa "alegou que a reunião não foi avisada com antecedência", ou seja, com 48h de antecedência, o que não aconteceu porque, segundo o sindicalista, o sindicato avisou "com cinco dias de antecedência".

Francisco Figueiredo mostrou-se 'indignado' pelo facto do Hospital ter questionado o tema da reunião, uma vez que "isso só diz respeito ao sindicato e aos trabalhadores". Francisco esclareceu ao Porto Canal que a reunião se tratava "apenas de uma reunião 'rotineira' que todos os meses acontecem entre o sindicato e as empresas porém, são ainda discutidos problemas que possam existir dentro da entidade".

Numa tentativa de mais esclarecimentos sobre o assunto, o Porto Canal comunicou o Hospital que, em tempo útil, nada disse.

O sindicato denuncia publicamente o sucedido pois, previsto na Lei e na Constituição da República, está o direito de reunião que, é um direito fundamental dos trabalhadores e por isso é considerado "um atentado ao direito de reunião por parte do grupo Luz Saúde", adianta o comunicado.

O sindicato diz que vai "insistir na realização da reunião com os trabalhadores ainda durante este mês".

 

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.