Metro chega à Trofa 14 anos depois da promessa feita à população

Metro chega à Trofa 14 anos depois da promessa feita à população
| Norte
Porto Canal (AYB)

A Trofa já vai ter metro. As obras de ligação entre a Trofa e o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) vão arrancar até ao final do próximo ano, passados 14 anos da população ter 'perdido' o comboio, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias.

Depois de 14 anos, os deputados deverão aprovar, segundo o Jornal de Notícias, esta quinta-feira a recomendação do PCP sobre a construção da ligação de metro entre a Trofa e o Instituto Universitário da Maia (ISMAI), que tem já acordo prévio com os socialistas.

A população vai assim ter direito ao metro depois de ter ficado sem o comboio. Além disso, os socialistas comprometem-se também a arranjar soluções, ainda sem datas definidas, de modo a assegurar o prolongamento das linhas até Gondomar e Vila d' Este, em Gaia, aguardados pela população há décadas.

O compromissso entre o PS e o Governo, que permite o alargamento da rede, deve-se a um projeto de resolução do PCP, que após o acordo, deverá ser aprovado em plenário esta quinta-feira.

João Paulo Correia, socialista, em declarações ao JN, explicou que "a ligação até à Trofa será feita de acordo com o Plano nacional de Reformas, que define como fonte de financiamento maioritário o Orçamento do estado", no entanto "a concretização do projeto do PCP depende da disponibilidade orçamental", apesar do consenso com os socialistas.

Alteração da data proporcionou concordância com socialistas

Um requirimento do PCP apresentado há uma semana em comissão parlamentar, com uma alteração no calendário, permitiu o consenso com os socialistas.

A versão inicial realizada em fevereiro previa "a construção da ligação do ISMAI à Trofa, enquadrada no porlongamento da Linha C (verde) do metro do Porto, a concretizar até ao final de 2017". Com a alteração da data, as obras sejam iníciadas até ao final de 2017, que podem ser terminados num período mais tarde. Porém, o concurso pode já arrancar este ano.

No projeto, os comunistas recomendam ao Governo "que sejam tomadas as medidas necessárias para a planificação que conduza ao prolongamento da Linha D (amarela) até Vila d'Este e da Linha F (laranja) até Gondomar.

Ao JN, esta quarta-feira numa reunião da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, João Paulo Correia disse estar "convencido de que há consenso nesta matéria e há a expetativa de que será aprovado" no plenário desta quinta-feira. Realçou ainda que "as três ligações prioritárias trarão ganhos de mobilidade para as pessoas e ganhos financeiros para a Metro, que trarão mais clientes e mais escala".

"A construção da infraestrutura é mais fácil e menos dispendiosa pois a boa parte do ramal já é propriedade da Metro do Porto", sublinhou ao JN, justificando o facto de ainda só existir prazo para a Trofa.

Promessas de uma construção da linha de metro adiadas

O comboio foi retirado da Trofa, para construir uma linha de metro para fazer ligação do ISMAI à Trofa, contudo o assunto foi arrumado. Em fevereiro de 2002, segundo justificações do Governo na necessidade de construir linhas de metro, o serviço ferroviário foi encerrado nas linhas da CP da Póvoa de Varzim e da Trofa. O compromisso do Governo foi apenas cumprido na Póvoa, enquanto que na Trofa nada aconteceu.

"A população trofense, que ficou sem comboio, continuou a acreditar nas promessas do Governo", lamentou o PCP. Em 2009 houve esperança, porque foi lançado um concurso para a extenção da Linha Verde, que já estava em fase de adjudicação, mas em dezembro de 2010 foi anulado.

A Administração da Metro apelou à concretização do projeto, invocando novos estudos que permitissem o alargamento da linha.

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