IPMA aumenta para 11 os distritos sob 'Aviso Amarelo' devido a chuva, granizo e trovoadas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jul (Lusa) -- Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de aguaceiros fortes e de granizo e acompanhados de trovoada, segundo informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto tinha colocado inicialmente sob 'Aviso Amarelo' Castelo Branco e Santarém, elevando depois os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Leiria, Beja, Coimbra e Portalegre.

Em novo comunicado, divulgado cerca das 10:30, o IPMA juntou aos nove distritos sob 'Aviso Amarelo' mais dois: Lisboa e Setúbal.

O instituto adiantou que o 'Aviso Amarelo' , emitido por causa da previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, vai estar em vigor entre as 09:00 e as 21:00 de hoje.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns locais ao longo do dia, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões do interior.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e região centro.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 32 graus Celsius, no Porto entre 18 e 27, em Vila Real entre 18 e 32, em Viseu entre 18 e 31, em Bragança entre 16 e 31, na Guarda entre 16 e 26, em Coimbra entre 18 e 31, em Castelo Branco entre 18 e 30, em Santarém entre 18 e 34, em Évora entre 19 e 33, em Beja entre 18 e 33, em Faro entre 19 e 25, no Funchal entre 18 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.