Freire de Sousa assume hoje funções na liderança da CCDR-N

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 jul (Lusa) - O economista Fernando Freire de Sousa assume hoje funções de presidente em regime de substituição na da Comissão da Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), divulgou a tutela que escolheu Ricardo Magalhães e Ester Silva para vice-presidentes.

Segundo fonte oficial do Governo, a nomeação do ex-secretário de Estado Freire de Sousa foi feita segunda-feira por despacho do ministro do Planeamento e das Infraestruturas que entra hoje em vigor.

O ministério escolheu também o ex-secretário de Estado Ricardo Magalhães e a professora Ester Silva para assumirem os cargos de vice-presidentes em regime de substituição.

António Ricardo Rocha Magalhães desempenhou o cargo de vice-presidente da CCDR-N entre março de 1991 e fevereiro de 1994 e, novamente entre setembro de 2005 e abril de 2007, altura em que assumiu funções de Chefe de Projeto da Estrutura de Missão do Douro até março de 2012.

Em outubro de 1995 foi nomeado secretário de Estado dos Recursos Naturais, em novembro de 1997 foi escolhido para secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente e em outubro de 1999 assumiu funções de secretário de Estado Adjunto da Ministra do Planeamento.

Formada em Economia, a nova vice-presidente Ester Gomes da Silva é professora auxiliar do departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Sociologia e do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto.

Ricardo Magalhães e Ester Silva juntam-se agora a Freire de Sousa, escolhido a 21 de junho pelo ministério para substituir Emídio Gomes na CCDR-N, depois da exoneração deste por "incumprimento reiterado das orientações da tutela sobre matérias inerentes ao exercício das suas funções".

O despacho que determinou a exoneração Emídio Gomes, por não "observação das orientações superiormente fixadas" foi publicado em Diário da República na passada semana e referia que a sua "atuação" à frente da CCDR-N revelou "uma clara incapacidade para garantir observação das orientações superiormente fixadas".

Em causa estiveram os PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano) do novo quadro comunitário 2020 que pelo menos quatro municípios do Grande Porto recusaram assinar no dia em que o ministro da tutela se deslocou a Santa Maria da Feira para oficializar os planos de todo o país.

LIL (PD) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um morto em acidente entre motociclo e ligeiro de passageiros em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou um morto, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.