Museu da Presidência existe desde 2004 e conta a história dos Chefes de Estado

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 jun (Lusa) - O Museu da Presidência da República, situado no Palácio de Belém (Lisboa), foi criado por iniciativa do antigo Presidente da República Jorge Sampaio e era dirigido desde a sua fundação pelo historiador Diogo Gaspar, hoje detido pela PJ.

O museu, onde se pode conhecer a história dos Chefes de Estado portugueses, inaugurou a 05 de outubro de 2004, com um espólio de cerca de um milhão de peças, cedidas por ex-presidentes ou respectivas famílias, que ajudam a traçar a História dos três períodos da República - I República, Estado Novo e Democracia.

Na altura, Jorge Sampaio afirmou que o Museu da Presidência da República não pretendia fazer "a hagiografia de ninguém" e que era "um lugar de conhecimento, divulgação e investigação de um tempo histórico, centrado na instituição presidencial".

Em 2008, o Museu da Presidência da República foi distinguido com o prémio europeu "Europa Nostra", pelo trabalho de investigação sobre o património material e imaterial do Palácio de Belém.

Dois anos antes, o museu recebeu o Prémio José de Figueiredo, da Academia Nacional de Belas-Artes, por causa do projecto de investigação desenvolvido.

O Museu da Presidência da República funciona de forma autónoma junto à entrada principal do Palácio de Belém, disponibilizando, além da história dos Presidentes e do seu dia a dia, uma galeria de retratos, documentos e correspondência trocada no exercício de funções.

O historiador Diogo Gaspar, que dirige o museu desde a sua fundação, fo detido hoje pela PJ por suspeita da prática de vários crimes, entre os quais tráfico de influência, peculato e abuso de poder.

SS // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Petição exige crime por remoção de preservativo sem consentimento e já tem 1500 assinaturas

Mais de 1.500 pessoas já assinaram uma petição pública para que o ‘stealthing’, a remoção de um preservativo sem consentimento num ato sexual, seja considerado crime à luz do Código Penal português, tal como já acontece noutros países.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.