Dez milhões de euros em fraude na venda de telemóveis

Dez milhões de euros em fraude na venda de telemóveis
| País
Porto Canal (DYM)

Uma fraude nos impostos associada ao comércio de telemóveis conduziu, esta quarta-feira, a Autoridade Tributária a uma operação policial que levou ao desmantelamento de uma rede que já deu ao estado um prejuízo a rondar os dez milhões de euros.

 

A operação que foi feita em colaboração com a Unidade de Ação Fiscal da GNR levou a detenção do líder da rede criminosa, segundo comunicado da Autoridade Tributária. Esta acção, surgiu na sequência de uma investigação a empresas ligadas ao sector da comercialização de telemóveis, tendo como alvo 14 domicílios e 20 empresas e escritórios de contabilistas certificados.

Em comunicado, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) esclarece que “foram constituídos até agora 42 arguidos, destes, 20 são indivíduos e 22 sociedades. Foram apreendidas quatro viaturas de alta cilindrada, 1000 telemóveis que serviam o objecto da fraude, uma grande quantidade de documentação, computadores e dinheiro”, acrescenta.

Em causa estão crimes de associação criminosa, fraude e fraude qualificada com eventual branqueamento de capitais. A operação “Smart Price” envolveu 69 inspectores tributários da AT e 64 militares da Unidade de Acção Fiscal da GNR.

Segundo a Autoridade Tributária, o esquema de fraude carrossel consiste no aproveitamento da mecânica do IVA aplicável nas operações entre empresas de diferentes Estados-membros da União Europeia, permitindo obter vantagens patrimoniais ilegítimas, através da dedução do IVA ou de pedido de reembolso de imposto que não foi entregue ao Estado. Nesta rede de fraude em investigação, esse valor ascende a cerca de dez milhões de euros.

O principal suspeito de ser o cabecilha deste esquema de fraude ao IVA foi detido esta terça-feira e será presente ao juiz de instrução para interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

A Comissão Europeia estima que os 168 mil milhões de euros de perda de receita de IVA na UE, em 2013 se deveram à utilização de esquemas fraudulentos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.