Aguaceiros e chuva forte durante toda a semana no continente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 out (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aguaceiros e períodos de chuva forte a partir de hoje e até ao final da semana, devido à passagem de uma superfície frontal, disse a meteorologista Cristina Simões.

"Hoje estamos com a aproximação de uma superfície frontal fria, com atividade forte. A aproximação far-se-á ao final da tarde nas regiões do Minho e Douro litoral. É uma situação que atravessa o território de noroeste para sueste, ou seja, primeiro atinge as regiões do litoral norte, depois a região centro e depois a região sul", disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cristina Simões explicou à Lusa que, devido a esta situação, o IPMA decidiu colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro.

"Esta situação de chuva e vento forte vai verificar-se já no final da tarde de hoje e até à madrugada de terça-feira. (...) Vamos ter o território nacional sob aviso amarelo, sendo que os avisos são agravados para laranja durante a madrugada em cinco distritos entre as 00:00 e a 06:00 da manhã e depois volta a amarelo", adiantou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, na terça-feira à tarde a situação será de desagravamento, prevendo-se aguaceiros fracos para o final da tarde no território nacional.

"Para o final do dia de quarta-feira, a situação meteorológica vai agravar-se novamente, com períodos de chuva ou aguaceiros fortes. O desagravamento vai surgir durante a madrugada e manhã de quinta-feira", disse.

Segundo Cristina Simões, durante toda a semana prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser mais ou menos intensos.

"Quanto às temperaturas, não vão sofrer grandes alterações em relação ao que estão. As máximas vão rondas os 20 graus Celsius, sendo que em alguns locais do Alentejo podem ser um pouco mais elevadas", sublinhou.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 21:00 de hoje e as 02:59 de terça-feira, passando depois a amarelo.

O IPMA colocou também estes distritos sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 80 km/hora no litoral e forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 km/hora nas terras altas.

Os outros 14 distritos do continente estão também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 08:59 de terça-feira devido a períodos de chuva por vezes forte acompanhados de trovoada e devido ao vento forte.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os grupos Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) dos Açores devido à agitação marítima entre as 08:00 e as 19:59 de hoje (hora local).

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.