ARS-Norte admite carências de recursos humanos no novo hospital de Amarante

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 17 out (Lusa) - O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), Castanheira Nunes, admitiu hoje haver carências de recursos humanos no novo Hospital de Amarante e prometeu tentar melhorar a situação em 2014.

"Para o ano a ARS-N irá reforçar as propostas no sentido de cobrir as necessidades de Amarante", afirmou em declarações à agência Lusa.

Falando à margem da inauguração das obras de ampliação da urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, aquele responsável acrescentou que a ARS-N "tem perfeita consciência das necessidades relativamente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que compreende as unidades de Amarante e de Penafiel.

"O conselho diretivo da ARS Norte já este ano conseguiu alguns resultados nesta matéria dos recursos humanos", recordou.

Para Castanheira Nunes, as maiores carências do novo hospital de Amarante situam-se ao nível dos serviços de anestesiologia e medicina interna.

Na sessão oficial de inauguração da urgência de Penafiel, o presidente do conselho de administração do centro hospitalar, Carlos Vaz, tinha apelado ao secretário de Estado da Saúde para que fossem afetados mais meios humanos à unidade de Amarante, ao nível de vagas de especialistas, "para potenciar aquele equipamento".

Sobre este pedido, o secretário de Estado Manuel Teixeira disse à Lusa que a ARS-N "tem presente as necessidades de Amarante e não deixará de apresentar propostas".

"Há de haver um esforço natural para acorrer a essas necessidades", observou, recordando que "as necessidades não são acolhidas na sua totalidade num período curto, devido à escassez de recursos".

O presidente do conselho de administração não prestou esclarecimentos à agência Lusa sobre a matéria.

A nova unidade hospitalar de Amarante, que abriu em dezembro de 2012, custou cerca de 27 milhões de euros.

O hospital serve os concelhos do Baixo Tâmega (Amarante, Celorico de Basto, Baião e Marco de Canaveses).

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Contagem decrescente para o Senhor de Matosinhos. Romaria arranca com concertos e marchas de bonecos

A romaria do Senhor de Matosinhos, que se realiza há mais de 700 anos naquele concelho do distrito do Porto, arranca sexta-feira e prolonga-se até 02 de junho com dezenas de concertos, exposições e arruadas, anunciou esta quarta-feira a câmara.

Cantanhede vai reabilitar troços da EN335 com ligação a Oliveira do Bairro

Cerca de 500 mil euros vão ser investidos pela Câmara Municipal de Cantanhede na reabilitação de troços da Estrada Nacional (EN) 335, que ligam os concelhos de Cantanhede (distrito de Coimbra) a Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro).

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).