Fogaça da Feira ganha origem protegida em Bruxelas

Fogaça da Feira ganha origem protegida em Bruxelas
| Norte
Porto Canal

A Comissão Europeia inclui hoje a Fogaça da Feira na lista de produtos com designação de origem protegida (DOP).

A Fogaça da Feira, descrita como um "pão doce com aroma e sabor de limão e canela" tem a sua origem no século XVI, como pagamento de uma promessa na região de Santa Maria da Feira por causa de um surto de peste.

O formato da fogaça é inspirado nas quatro torres do castelo da Feira.

Juntamente com a fogaça da Feira foram hoje classificados outros sete produtos de quatro Estados-Membros, o que, segundo o comissário para a Agricultura, Phil Hogan, "demonstra o valor do (…) regime de indicações geográficas e o grande interesse que desperta".

São já 1.349 os produtos alimentares protegidos na União Europeia, a que acrescem mais de 2.090 denominações registadas de vinhos, vinhos aromatizados e bebidas espirituosas.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.