Associação diz que houve agressões a funcionários de carrossel em Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Associação de Empresários de Diversão afirmou que jovens ameaçaram e agrediram funcionários de um carrossel instalado no Senhor de Matosinhos durante a madrugada de hoje, mas a PSP apenas tem registo de alegados distúrbios na segunda-feira à tarde.

Segundo Luís Paulo Fernandes, da Associação Nacional de Empresários de Diversão, um grupo de jovens agrediu e ameaçou hoje de madrugada funcionários do carrossel associado à morte de um jovem, no domingo, nas festas do Senhor de Matosinhos.

Já durante a tarde de segunda-feira "houve um pedido de auxílio à PSP" na sequência de "distúrbios provocados por um grupo de jovens" no mesmo local, onde já decorre a desmontagem dos equipamentos, afirmou o presidente da associação.

Luís Paulo Fernandes disse que "houve agressões durante a noite" de hoje e que os "distúrbios" obrigaram proprietários de carrosséis ali instalados a "lançar um SOS de auxílio a donos de equipamentos que estão a ser instalados na rotunda da Boavista", no Porto, para se deslocarem até Matosinhos com camiões para ajudar a retirar os divertimentos mais depressa.

"Quem são os jovens, nós não sabemos", disse, "mas eram bastantes e agrediram à pedrada e ameaçaram que incendiavam o equipamento" relacionado com a morte do jovem de 17 anos.

Contactada pela Lusa, fonte das relações públicas do Comando Metropolitano do Porto da PSP afirmou que não há nenhum registo de distúrbios naquele local durante a madrugada de hoje, apenas durante a tarde de segunda-feira.

"A PSP foi chamada ao local pelas 16:00 [de segunda-feira] devido a distúrbios de um grupo de jovens com feirantes que se encontravam a desmontar os equipamentos. No local, a PSP não viu nada, não presenciou nada, mas identificou algumas pessoas", disse a mesma fonte do Comando.

Para Luís Paulo Fernandes, estes acontecimentos por ventura "provam o que provavelmente aconteceu" no domingo.

"As pessoas não acatam ordens dos monitores (...). A sociedade não é o que queríamos", lamentou.

O responsável afirmou na segunda-feira à Lusa que o acidente não foi provocado por "uma cadeira que se soltou" mas por um "mau comportamento do utilizador", tendo apelado a que todos "cumpram as regras de segurança expostas nas bilheteiras" daqueles divertimentos.

"Pelo que dizem testemunhas no local, houve um mau comportamento do utilizador, que, não sabemos como, conseguiu levantar-se. Ele não é projetado nem a cadeira de soltou. O carrossel foi alvo de inspeções e nada se partiu. O carrossel já teve, no domingo, ordem para funcionar. Apenas não funcionou por respeito à vítima", esclareceu Luís Paulo Rodrigues.

Luís Paulo Fernandes espera agora que "as autoridades apurem o que de facto aconteceu", estando certo que "o juiz que ficar com o caso vai repor a verdade de que nada se partiu".

Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Matosinhos afirmou que a polícia está desde o início das festas junto ao recinto dos equipamentos de diversão e que apenas sairá do local assim que tudo estiver desmontado.

+ notícias: Norte

“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde

Uma explosão de gás que deflagrou, na madrugada desta segunda-feira, causou grandes danos materiais numa habitação na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e afetou outras 11 residências contíguas, confirmou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, que confessa ter ocorrido “um milagre” por não terem sido registados feridos.

Empresas e universidades do Norte de olhos postos no céu para apostar na economia espacial

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar num plano para promover a economia espacial na região, tendo já efetuado uma reunião nesse sentido. "A CCDR-Norte e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar na criação de um plano de ação para a promoção da economia espacial no Norte, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o uso das tecnologias espaciais na região", pode ler-se num comunicado esta segunda-feira enviado às redações pela entidade regional.

Caminhava no passeio e morreu atropelada por camião em Matosinhos

Uma mulher com cerca de 70 anos morreu esta segunda-feira após ter sido atropelada por um veículo pesado em Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.