CGTP cancela marcha na ponte 25 de Abril e marca concentração para Alcântara

CGTP cancela marcha na ponte 25 de Abril e marca concentração para Alcântara
| País
Porto Canal

A CGTP-In cancelou hoje a marcha marcada para sábado na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e marcou em alternativa uma concentração em Alcântara, informou hoje a central sindical.

Apesar de a marcha ter sido cancelada, os autocarros que transportam pessoas das regiões sul e centro do país, segundo disse fonte sindical à Lusa, vão atravessar a Ponte 25 de Abril em direção a Alcântara e juntam-se aos manifestantes de Lisboa na jornada nacional de luta que a CGTP marcou para a capital e Porto.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, justificou hoje a proibição da marcha na Ponte 25 de Abril com "critérios de segurança e de legalidade", avançando que estas questões "não foram contestadas".

"Nenhuma destas questões (segurança e legalidade) foi até agora contestada, nem pelos promotores", disse Miguel Macedo aos deputados da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O ministro recordou que há pareceres desfavoráveis das entidades que legalmente têm a responsabilidade de garantir a segurança na Ponte 25 de Abril.

Na segunda-feira, a CGTP tinha garantido que ia manter a marcha e assegurou que criaria todas as condições de segurança necessárias.

Após uma reunião dos membros da comissão executiva da central sindical, realizada hoje, os planos foram alterados e a marcha já não se vai realizar.

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".