Acidentes com tratores causaram 28 mortos e 12 feridos graves desde janeiro

Acidentes com tratores causaram 28 mortos e 12 feridos graves desde janeiro
| País
Porto Canal com Lusa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde o início do ano 28 mortos e 12 feridos graves em Portugal continental devido a acidentes com tratores agrícolas, segundo dados facultados hoje à agência Lusa.

Coimbra foi o distrito com mais mortes nestes cinco meses (cinco), seguido de Braga (quatro), Leiria, Viseu e Castelo Branco (três mortos cada um), Beja, Bragança, Lisboa e Santarém (dois mortos cada um). Os distritos de Viana do Castelo e Vila Real registaram um morto neste período, perfazendo as 28 vítimas mortais, todas com idades acima dos 60 anos.

A GNR assume estar "muito preocupada" com este flagelo, que em média, desde janeiro, provocou quase seis vítimas mortais por mês, e apela aos agricultores para que adotem comportamentos de segurança.

A maioria dos acidentes acontece por capotamento do trator, tendo como consequência o esmagamento do condutor: "O 'arco de Santo António' poderia ter salvado muitos, se fosse usado na altura do acidente", alerta a GNR, referindo-se à barra de ferro em forma de U invertido que pode ser colocada no trator, sobre a cabeça do condutor, mas não é obrigatória.

Em caso de capotamento, esta estrutura pode impedir o esmagamento do condutor.

Esta força de segurança sublinha que tem levado a cabo diversas ações de sensibilização na sua área de atuação de norte a sul de Portugal continental e deixa outros conselhos aos agricultores.

"Não esquecer a manutenção do veículo, o seu mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes; utilizar os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei; frequentar ações de formação teóricas e práticas; conhecer os riscos da condução de tratores agrícolas e circular com segurança", avisa.

A GNR apela a que os agricultores não conduzam sob o efeito do álcool, fadiga ou com excesso de velocidade, pede para que sejam respeitados os limites do trator, não o sobrecarregando, e frisa que transportar passageiros 'à pendura' é "proibido e perigoso".

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.