Tribunal decide pela reintegração de 16 funcionários públicos na Mobilidade Especial

Tribunal decide pela reintegração de 16 funcionários públicos na Mobilidade Especial
| País
Porto Canal com Lusa

O tribunal administrativo de Lisboa decidiu a favor de 16 funcionários públicos que contestaram há quase dez anos a sua colocação em inatividade, na mobilidade especial, o que levará à sua reintegração e ao pagamento das respetivas perdas salariais.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap), José Abraão, disse hoje à agência Lusa que a decisão do tribunal "demonstrou a injustiça e a irresponsabilidade que foram cometidas ao abrigo da lei da mobilidade especial, que colocou milhares de trabalhadores em casa com redução de salário, prejudicando os funcionários e os serviços públicos".

Em resposta a ações instauradas pelo Sintap em defesa de associados seus, o Tribunal Administrativo de Lisboa julgou procedente a ação relativa a 16 funcionários públicos do Ministério da Agricultura, "por procedência do vício de falta de fundamentação".

A decisão do tribunal, a que agência Lusa teve acesso, anula o despacho do Diretor Regional da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas, publicado a 25 de julho de 2007, que colocou em inatividade os trabalhadores considerados excedentários, auferindo 60% do salário.

"Agora estes trabalhadores têm direito a ser reintegrados nos respetivos serviços e a receber a diferença salarial, independentemente de alguns deles já poderem estar aposentados", disse José Abraão.

Os trabalhadores abrangidos pela decisão eram auxiliares de manutenção, tratadores de animais, auxiliares agrícolas, assistentes administrativos e técnicos.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.