CDS-PP dedica agendamento potestativo a envelhecimento ativo no dia 2 de junho

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mai (Lusa) - A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, anunciou hoje que o grupo parlamentar centrista levará o tema do envelhecimento ativo ao plenário da Assembleia da República através de um agendamento potestativo no dia 2 de junho.

Assunção Cristas fez o anúncio durante a abertura da conferência "Geração Ativa!", promovida pelo grupo parlamentar do CDS-PP, no salão nobre da Assembleia da República.

A líder centrista acrescentou depois, em declarações aos jornalistas, que estão a ser concluídos "um conjunto de projetos de lei e de projetos de resolução" sobre a matéria, que não quis por enquanto especificar.

"Para nós o mais importante é estarmos a pôr este tema em cima da mesa. O agendamento potestativo terá a ver quer com o envelhecimento ativo - o tema desta conferência -, quer também com o cuidado aos mais idosos, aqueles que já não estão tão ativos, mas estão dependentes e precisam do nosso cuidado e da nossa atenção", afirmou.

A conferência foi moderada pela deputada Isabel Galriça Neto e contou com participação de Alberto Sequeira, fundador do CID Sénior e da Deco, Helena Sacadura Cabral, economista, colunista e escritora, Manuel Sérgio, especialista em Futebol e Motricidade Humana, e Isabel Miguéns, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.

No encerramento, atuou o "Projeto com Voz", um coro de repertório Pop/Rock, composto por pessoas entre os 55 e os 83 anos, fundado em 2013, sob a direção de Pedro d'Orey, e que pretende "quebrar estereótipos associados à idade" e "aproximar gerações".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.