França responsabiliza Bial por morte de voluntário em ensaio clínico

França responsabiliza Bial por morte de voluntário em ensaio clínico
| País
Porto Canal (VYP)

A Ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, acusa a farmaceutica portuguesa Bial e a empresa Boitrial de responsabilidades na morte de Guillaume Molinet, voluntário de 49 anos, na sequência de um ensaio clínico no qual foi testada uma molécula que atua sobre o sistema nervoso.

Depois da morte do voluntário, a Inspeção-Geral dos Assuntos Sociais, do Ministério da Saúde de França, este a investigar o caso.

Esta segunda-feira, Marisol Touraine afirmou, em conferência de imprensa, que “os inspetores acreditam que a responsabilidade do laboratório Bial e da Biotral está envolvida a vários títulos”, depois de concluído o inquérito, avança a Lusa.

O JN diz ainda que, de acordo com um relatório, da Agência do Medicamento francesa divulgado pelo jornal Liberation, a Bial, farmaceutica promotora do ensaio clínico, e a Biotrial, empresa que conduziu o ensaio, são acusadas de “responsabilidade parcial”.

A Agência Nacional de Segurança do medicamento tinha validado o ensaio clínico. Além de Guillaume Molinete, outros cinco voluntários foram hospitalizados na sequência do teste ao medicamento. Desses cinco voluntários, alguns apresentam, atualmente, sequelas neurológicas advindas do ensaio clínico da Bial e da Biotrial.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege hoje os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".