Eleições em Caíde de Rei, Lousada, são repetidas no domingo

| Política
Porto Canal / Agências
Lousada, 15 out (Lusa) - As eleições para a freguesia de Caíde de Rei, em Lousada, onde se verificou um empate, vão ser repetidas no domingo, decisão tomada depois de o Tribunal Constitucional não ter admitido um recurso do PSD. A informação foi hoje confirmada à Lusa pelo presidente do município, o socialista Pedro Machado, e pelo primeiro vereador social-democrata, Leonel Vieira. O dirigente do PSD explicou que o Tribunal Constitucional (TC) manteve a primeira decisão de não admitir o recurso da coligação PSD/CDS, por aquele ter chegado fora de hora. Os sociais-democratas tinham pedido a aclaração da primeira decisão, alegando que tinha sido mandada uma mensagem de correio eletrónico para o TC, com o recurso, poucas horas depois da publicação da ata da assembleia de apuramento geral. Nas eleições realizadas no dia 29 de setembro, registou-se um empate entre as listas do PSD/CDS e do PS, com 712 votos. A assembleia de apuramento geral validou o resultado, apesar de o PSD insistir que foi indevidamente considerado nulo um voto no PSD. O presidente da câmara, que reside em Caíde de Rei, disse hoje à Lusa que o PS tem todas as condições para conseguir ganhar o ato eleitoral do domingo numa freguesia governada há vários mandatos pelo PSD, destacando as qualidades do cabeça-de-lista socialista, o empresário Adão Moreira. Para Pedro Machado, o facto de o PS ter sido o mais votado nas eleições para a câmara e para a assembleia municipal "abre boas perspetivas de um bom resultado". Por seu turno, Leonel Vieira disse à Lusa que "a coligação trabalhará empenhadamente" para manter aquela freguesia. O dirigente disse acreditar que "a maioria da população quer repor a justiça", porque, defendeu, "a coligação ganhou as eleições no dia 29, com mais um voto". O cabeça-de-lista do PSD/CDS será Antero Teixeira, atual membro da assembleia de freguesia. Na freguesia de Caíde de Rei estão inscritos 2.334 eleitores. APM // JGJ Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.