Desenvolvimento e coesão prioridades em mais quatro anos de PS em Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 14 out (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo assumiu hoje como prioridades para o novo mandato, o sexto consecutivo do PS, o desenvolvimento económico, a coesão social e territorial e a aposta do concelho no mar.

As prioridades foram traçadas por José Maria Costa, eleito nestas autárquicas para um segundo mandato à frente da Câmara Municipal de Viana do Castelo com 47,67% dos votos, durante a tomada de posse, realizada hoje.

"Estou certo que o bom autarca do futuro não será aquele que fizer mais obra física, mas o que souber cuidar melhor dos seus cidadãos e tirar maior proveito das vantagens endógenas do seu município", afirmou o socialista, durante a cerimónia.

A consolidação do projeto de regeneração urbana, o aprofundamento da coesão do território através de "parcerias com as juntas de freguesia", a nas atividades náuticas e o "apoio" às empresas e famílias do concelho são objetivos igualmente traçados hoje pela maioria socialista.

"Estamos num contexto muito difícil a nível nacional, num momento de indefinição da vida económica, social e cultural do país. Portanto, as autarquias vão ser confrontadas com essas dificuldades, mas o nosso discurso é de esperança e de aposta no futuro", disse ainda José Maria Costa.

A lista socialista venceu as eleições para a Câmara Municipal com 22.183 votos (47,67%), mantendo os cinco eleitos no executivo, como no atual mandato. Além de José Maria Costa, repetiram a tomada de posse os mesmos quatro anteriores vereadores socialistas, Vítor Lemos, Ana Margarida Silva, Luís Nobre e Maria José Guerreiro.

No PSD, os 12.361 votos (26,56%) garantiram três mandatos, para o cabeça-de-lista e deputado à Assembleia da República, Eduardo Teixeira, que hoje assumiu o cargo. Ainda Marques Franco e Helena Marques.

Neste novo executivo, o CDS-PP deixou de estar representado, como aconteceu nos últimos quatro anos (elegeu em 2009 um dos quatro vereadores da coligação com o PSD), depois de a coligação com o MPT, liderada por Carlos Meira, ter garantido apenas 1.991 votos (4,28%).

A grande novidade do mandato que agora se iniciou consiste no regresso da CDU à Câmara, oito anos depois, com a eleição da ex-eurodeputada do PCP Ilda Figueiredo, que arrecadou 4.919 votos (10,57%).

O PS lidera a Câmara de Viana do Castelo há 20 anos, até 2009 com Defensor Moura e depois com José Maria Costa.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.